Verdade sim que é possível aceder a uma infinidade de informações sobre Educação financeira por meio de pesquisas na internet, mas também é preciso focar em conceitos essenciais. Por essa razão, tanto iniciantes quanto investidores mais experientes podem recorrer a livros para aprender ou melhorar o seu campo de visão sobre educação financeira.
Recorrer a ferramentas certas para esta actividade é crucial, por isso mesmo, decidimos organizar um leque de manuais que acreditamos nós que possam lhe ser útil ao longo de sua jornada:
1. “Como organizar sua vida financeira” de Gustavo Cerbasi
Com dicas práticas, a obra de Gustavo Cerbasi permite que você identifique tanto seu perfil de investidor quanto de consumo.
A partir disso, apresenta dicas úteis para cuidar da sua vida financeira, desde a administração de dívidas e o uso de crédito até como declarar o Imposto de Renda ou fazer investimento.
2. “O Investidor Inteligente”, Benjamin Graham
Benjamin Graham é considerado o mentor de investimentos de Warren Buffet, um dos maiores investidores da história. Ele também foi o responsável por desenvolver a estratégia value investing, que busca ações negociadas por um preço menor do que realmente valem.
3. “Pai Rico, Pai Pobre”, Robert Kiyosaki
Considerado um dos livros mais populares sobre o uso do dinheiro, o título assinado por Robert Kiyosaki aborda a importância do ensino sobre finanças para crianças, jovens e adultos.
Saiba mais sobre o livro, baixando-o aqui em pdf de forma totalmente gratuita.
4. “Os Segredos da Mente Milionária”, T. Harv Eker
Além de mudar suas atitudes, a educação financeira exige uma mudança de pensamento e visão sobre o dinheiro. É por isso que a obra de T. Harv Eker pode ser importante em sua formação.
5. “Quem Pensa Enriquece”, Napoleon Hill
Escrito originalmente em 1937, o livro de Napoleon Hill é baseado em dados obtidos em análises e estudos que duraram mais de 20 anos. O autor buscou entender o que levou mais de 15 mil pessoas ao sucesso financeiro — incluindo cifras milionárias.
Ao longo de suas páginas, o título apresenta 13 pontos, chamados de princípios, que norteiam a filosofia financeira desenvolvida por Hill.