Evolução das Plantas



Ao observar-se a volta, percebe-se claramente a importância das plantas para o dia-a-dia dos seres vivos em geral. São elas os seres responsáveis pela síntese de oxigénio a partir do dióxido de carbono disponível no ar atmosférico.
As plantas não surgiram directamente na terra como se pode pensar ou imaginar ao alto, elas tiveram que desenvolver algumas estratégias que puderam lhes permitir conquistar a terra firme. Dentre varias adaptações destacam-se as seguintes:
  • Desenvolvimento da cutícula;
  • Desenvolvimento dos estomas;
  • Desenvolvimento das raízes e;
  • O desenvolvimento de estruturas reprodutivas como flores.

Assume-se que as plantas tenham evoluído da água a partir de uma alga verde que com o tempo foi se adaptando passando pelas:

1. Briófitas

Filo cosmopolita de pequenas plantas criptogâmicas avasculares, com uma organização simples, crescendo em zonas húmidas com baixas taxas de poluição (por isso consideradas indicadores da poluição), formando densos tufos.

2. Licópodes

Clade de plantas vasculares, normalmente considerado ao nível taxonómico de divisão que agrupa cerca de 1290 especies distribuídas entre 10 a 15 géneros.

3. Fetos (samambaias)

São plantas vasculares que não produzem sementes cuja reprodução dá-se por esporos que dão origem a um idividuo de vida curta, que por sua vez produz gâmetas para dar origem a uma nova planta. Elas são formadas por um caule, rizoma e folhas chamadas frondes

4. Gimnospérmas

São plantas vasculares que possuem sementes não protegidos por frutos. Elas apresentam raiz, caule, folhas, estróbilos, sementes e vasos condutores. Algumas espécies possuem “sexo” diferenciado, dioicas e outras os dois na mesma planta (hermafroditas).


5. Angiospérmas


Plantas espermatófitas com sementes protegidas por uma estrutura denominada fruto. São as mais abundantes com cerca de 230 mil espécies. Elas caracterizam/se pela presença de raiz, folha, flores, frutos e sementes.
Dados arqueológicos revelam que as plantas surgiram há cerca de 1200 milhões de anos atrás a partir de tapetes de algas no meio aquático e em zonas húmidas, porem apenas há cerca de 500 milhões de anos atrás surgem as plantas terrestres, tendo começado a sua diversificação há 420 milhões de anos.

Referências bibliográficas

SOUSA, V. C.; LORENZI, H. Chave de identificação: para as principais famílias de Angiospermas nativas e cultivadas do Brasil. 2. ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2007. 31 p

Bildo Vilanculos

Descrever o mundo usando o coração, rabiscando a sua beleza com a alma e de olhos fechados.

Enviar um comentário

Deixe ficar a sua opinião sobre o Moza Exames

Postagem Anterior Próxima Postagem

{Ads}

{Ads}