Para quem está dando os primeiros passos no mercado financeiro, seguir dicas de investimento para iniciantes e entender um pouco mais dos activos disponíveis é um dos melhores caminhos para ter êxito. Aprender com quem já trilhou um caminho de sucesso pode ajudar a tornar a jornada mais leve. Além disso, evita armadilhas perigosas ao proteger o capital de promessas milagrosas de enriquecimento rápido.
O mercado financeiro é repleto de produtos e serviços. Poucos ramos de negócio apresentam uma oferta tão grande para alguém escolher onde colocar o seu dinheiro. Dessa forma, um dos pontos mais importantes quando o assunto é investimento é justamente conhecer os produtos mais indicados para o seu perfil em um dado momento.
Confira a seguir as 10 dicas para montar seu investimento do zero:
1. Ter um plano financeiro
Todo início de um portfólio de investimentos bem-sucedido é pautado em um planeamento sólido e eficiente. E mais, é preciso ter disciplina para implementá-lo da maneira descrita inicialmente e segui-lo à risca.
2. Liquide eventuais dívidas
Uma boa planificação financeira pode ser a liquidação de eventuais dívidas existentes. E a lógica dessa orientação é muito simples: não faz sentido ter um investimento que rende 10% ao ano, por exemplo, se o investidor tem uma dívida que corre a 50% ao ano.
3. Ter uma reserva financeira
Como o recurso da reserva de emergência deve se manter sempre disponível e em valor que não oscile para baixo, a escolha a ser feita precisa ser um investimento em renda fixa. E mais, precisa ter liquidez imediata, dada a eventual necessidade de resgate urgente.
4. Estabeleça metas e objectivos
Para construir uma carteira de investimentos que resulte em um património interessante, é preciso considerar as necessidades do investidor. Além disso, saber se há intenção de transmitir o património ou não impacta directamente no valor final a ser acumulado.
5. Conheça investimentos para iniciantes
Para quem está começando no mercado financeiro, é importante ir com calma. Pode parecer redundante, mas o novato deve começar pelo começo. Buscar fontes confiáveis de educação financeira ajuda muito nesse momento, pois evita perder dinheiro com aplicações desconhecidas.
6. Diversifique a carteira
Conforme demonstrado acima, a diversificação deve fazer parte de um portefólio de investimentos bem estruturado. No entanto, não é preciso esperar que haja grande evolução no património, pois isso deve ser feito desde o início da montagem da carteira. Mesmo para quem deseja investir apenas em renda fixa, é interessante buscar diferentes papéis no mercado.
A razão disso é nunca depender apenas de uma fonte de renda para os investimentos feitos. No caso da renda fixa, pode ser que eventualmente um banco emissor tenha problemas nos títulos que lançou.
7. Atente na liquidez dos investimentos
Liquidez é a velocidade com que você consegue transformar um investimento em dinheiro líquido. Um título do Tesouro Directo tem, por exemplo, mais liquidez do que um imóvel porque se você quiser vender o título, o Tesouro garante a recompra; já o imóvel dependerá de encontrar um comprador interessado.
8. Se for investir em acções, escolha boas empresas
Uma boa empresa é aquela que já está no mercado há algum tempo e que tem demonstrado consistência nos lucros, crescimento, dívida equilibrada, pagamento de proventos e boa gestão.
9. Paciência e disciplina são a chave
Você precisará ter bastante disciplina para não desistir no meio do caminho (acredite, o mundo apresenta formas tentadoras para gastar dinheiro sem necessidade) e seguir fazendo os aportes em sua carteira de investimento.
10. Reinvista
Este talvez seja o maior segredo de todo investidor: tanto a renda fixa quanto a renda variável faz o dinheiro crescer. Há títulos como o Tesouro IPCA que pagam juros semestrais aos investidores. Se você usar esses rendimentos para comprar mais activos de renda fixa e variável ou, como eu costumo chamar "geradores de renda", você aumentará a velocidade com que o seu património cresce.
Baixar livro de Robert Kyosaki - Pai Rico, Pai Pobre
dicas de investimento para iniciantes, dicas de emprego, chave do sucesso, dicas para emprego, auto-emprego, dicas milionarias