O que fazer para ganhar uma bolsa de estudo?

 Já pensou em fazer uma faculdade sem precisar pagar absolutamente nada? E talvez conseguir ajudas de custo para costear transporte, moradia, alimentação e material escolar?

As bolsas de estudo são uma excelente alternativa para quem quer fazer um curso superior, no entanto não reúne condições de costear as propinas de uma Universidade. Neste artigo, você vai conhecer os principais tipos de bolsa de estudo e o que precisa fazer para conseguir uma.

Bolsa de Estudo: Tudo o que você precisa saber para conseguir uma

Mas o que é a bolsa de estudo?

Bolsa de estudo é uma ajuda financeira dada ao estudante para suprir suas necessidades académicas se preocupando apenas em estudar. Essa ajuda pode ser de vários tipos e pode também ser financiada por instituições de ensino, empresas privadas ou pelo governo.

Existem bolsas de estudos parciais, que pagam uma parte da mensalidade, ou totais, que pagam 100% dos encargos educacionais. Há ainda programas que pagam um valor extra para o aluno, uma ajuda de custo para que ele possa se manter enquanto estuda. Esse valor pode cobrir despesas tais como: transporte, moradia, alimentação, livros e outros materiais usados no curso.

Normalmente, os programas de bolsa de estudo têm critérios claros para participação, que podem ser de natureza econômica (a renda do estudante e da sua família), desempenho (histórico escolar), parentesco (para familiares de alunos e funcionários da faculdade) e potencial de desenvolvimento (no caso de empresas que pagam a faculdade de seus funcionários).

O que fazer para conseguir uma bolsa de estudo?

O caminho das pedras para ganhar uma bolsa de estudo em faculdade particular vai depender do tipo de programa ou ajuda que o estudante pretende conseguir. Veja alguns dos exemplos mais comuns de bolsa e o que você precisa fazer para participar:

  • Descontos para familiares e funcionários;
  • Descontos e bolsas para quem tem um bom desempenho no processo seletivo e;
  • Descontos e bolsas para alunos de baixa renda

Bolsa de Faculdades

Algumas faculdades particulares têm programas próprios de bolsa de estudos. Existem diferentes tipos:

Bolsas de Iniciação Científica

As bolsas de iniciação científica pagam uma ajuda de custo aos alunos que dedicam parte de seu tempo à pesquisa acadêmica, sob a orientação de um professor pesquisador. Existem vários tipos de bolsa de iniciação científica e para participar é preciso já estar matriculado na faculdade. Os critérios e áreas de conhecimento variam de instituição para instituição. Caso esteja interessado, busque mais informações na sua faculdade.

Bolsa de Empresas

Se você já está trabalhando e pretende fazer uma faculdade para melhorar suas chances de conseguir uma promoção ou um salário maior, procure saber se a sua empresa oferece bolsas de estudo. Muitas empresas (principalmente as grandes) têm programas de incentivo à qualificação. Converse com o departamento de Recursos Humanos para saber os detalhes.

Há informações segundo as quais, para o caso concreto de Moçambique, dá-se também bolsas de estudo parciais (isençao ao pagamento de propinas) em universidades públicas a estudantes filhos de antigos combatentes (quer seja dos combatentes da guerra de libertação nacional, bem como aos da guera civil), contudo para melhor esclarecimentos visite o Ministério dos Combatentes.

De uma ou de outra maneira, independentemente do tipo de Bolsa de Estudo para a qual está concorrendo, precisará investir um pouco de seu tempo e recurso para consegui-la. O velho ditado ja o diz "o que vem sentado é doença e problemas", então levante, arregace as mangas e comece a correr atrás dos seus sonhos pois você é capaz.

Para concorrer a uma bolsa de estudos voce deverá:

Boa sorte!

Bildo Vilanculos

Descrever o mundo usando o coração, rabiscando a sua beleza com a alma e de olhos fechados.

1 Comentários

Deixe ficar a sua opinião sobre o Moza Exames

Postagem Anterior Próxima Postagem

{Ads}

{Ads}