A Polícia da República de Moçambique (PRM) foi criada em 1992 pela lei nº 19/92 de 31 de Dezembro, publicada no Boletim da Republica I serie numero 53, de 31/12/1992. Trata-se de uma força paramilitar integrada no Ministério do Interior, extinguindo a PPM-Policia Popular de Moçambique.
Sabe-se que a PPM era constituída simplesmente pelos membros militares da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), no entanto com o fim do regime monopartidário, a força mudou de nome para PRM e o recrutamento alargou-se para além de membros do partido no poder.
Com a assinatura do DDR em 2019, o Governo vem integrando na PRM, a força político-militar que constitui o principal partido da oposição no país.
Estrutura/Hierarquia/Organização
A PRM é chefiada por um Comandante Geral, subordinado ao Ministro do Interior. São departamentos da Policia da Republica de Moçambique os seguintes:
- Comando da Policia de Protecção;
- Comando da Policia de Transito;
- Comando da Policia de Transportes e Comunicação;
- Comando da Policia de Guarda Fronteira;
- Comando das Forcas especiais e de Reserva.
A PRM actua na garantia e manutenção da segurança e tranquilidade publicas em todo o pais, do Rovuma a Maputo e do zumbo ao indico. De salientar que o serviço de bombeiros faz parte ou é de tutela do ministério do Interior.
Exames de Admissão PRM | Regulamentos, Estatutos e Decretos Oficiais em PDF
A Unidade de Intervenção Rápida (UIR) é uma das unidades especiais do Comando Geral criada para combater situações de violência cuja resolução transcende os meios normais de actuação, contando para isso com agentes altamente treinados em técnicas de resgate d reféns e de combate ao terrorismo, formados em cursos de operações especiais.
Em Moçambique existem três estabelecimentos de formação dos agentes da PRM a saber:
ü ACIPOL - Academia de Ciências Policiais - localizada no Distrito de Marracuene, Província de Maputo, este estabelecimento forma oficiais superiores (com o grau de licenciatura e mestrado em ciências policiais).
ü ESAPOL - Escola de sargentos da Policia - localizada no Distrito de Nhamatanda, Província de Sofala, este estabelecimento é responsável pela formação de sargentos da PRM e;
ü EP-PRM Matalana - Escola Prática da Policia da Republica de Moçambique - localizada também no Distrito de Marracuene, Província de Maputo, a Escola é responsável pela formação básica dos agentes da PRM.
E ai, depois de ler um breve historial sobre a Policia da Republica de Moçambique gostaria de se alistar as fileiras para servir a nossa perola do indico? Talvez possamos ajudar nessa nobre tarefa (servir a nação) disponibilizando o edital e outros materiais didácticos necessários para sua preparação aos exames de admissão a um dos estabelecimentos de ensino acima mencionados.
Para baixar o Edital actualizado da EP-PRM
Matalana Clica Aqui